terça-feira, 9 de agosto de 2011

CORDELISTA ZÉ SALDANHA



Morreu nesta terça-feira (09) o seridoense, poeta e cordelista ZÉ SALDANHA, aos 93 anos de idade. Zé Saldanha exerceu a profissão de comerciante no ramo de calçados por muitos anos, vendia em feiras livres, principalmente em Cerro Corá na década de 1960, onde instalava sua banca com a mercadoria no mercado público. Sempre gostou de literatura de cordel e vindo morar em Natal, no bairro de Candelária, dedicou-se totalmente a compor poesias de cordel. Meus pesares a toda família. 
Saldanha participou do programa Memória Viva da TV Universitária em maio de 2004 e eu tive o privilégio de dirigir esse programa e ouvir todo um depoimento de sua infância até chegar ao mundo do cordel.

Um comentário:

  1. Cada assunto que leio sobre Zé Saldanha, me dá muita saudade, na realidade eu acho que o Zé Saldanha não escrevia Cordel e Poesia, ele é Cordel e Poesia. Ele declamava, cantava e lia independente de ter ou não platéia. Ele não respirava oxigênio, respirava Cordel às 24hs.
    (Felizardo França).

    ResponderExcluir